O mar da tranquilidade

Ponta de Pedras é um distrito do município de Goiana, Pernambuco, localizado a 70km da capital do estado, Recife. Marcado por um rico passado histórico e conhecido por seu belo e calmo litoral, a paradisíaca praia de Pontas de Pedra sempre atraiu visitantes, e também chama atenção por seu artesanato. É na pesca que os moradores de Pontas de Pedra buscam inspiração para sua produção artesanal. 

Ponta de Pedras é rodeada bem de perto por outras praias de Goiana, como Catuama, Tabatinga, Barra de Catuama, Atapuz e Carne de Vaca, cada uma com suas próprias belezas e atrativos.

 

História de Ponta de Pedras

Em 1501, um ano após a descoberta oficial do Brasil por Pedro Álvares Cabral, os navegadores portugueses Américo Vespúcio e Gaspar de Lemos descobriram o acidente geográfico com riquezas e belezas peculiares que hoje conhecemos como Praia de Ponta de Pedras. Os primeiros habitantes da região, os índios Tabajaras-da-beira-mar, da nação Tupi, moravam em uma aldeia entre as atuais praias de Catuama e Ponta de Pedras.

Após diversas missões catequistas, chega ao local em 1589 o missionário português Frei Antônio de Campo Mayor, da ordem franciscana. Em seu trabalho, ajudou a estabelecer em Ponta de Pedras um vilarejo de pescadores, principal atividade histórica dos habitantes desde então, o que fez com que o lugar adquirisse status de Freguesia.

Hoje, um distrito com mais de cem anos de oficialização, a Praia de Ponta de Pedras ainda mantém muito de suas belezas históricas, como o artesanato e o mar tranquilo.

Utilidades

Aeroporto Internacional do Recife

Telefone: (81) 3322-4188

Emergência: SAMU

Telefone: 192

Emergência policial

Telefone: 190

Auxílio à lista telefônica

Telefone: 102

Corpo de Bombeiros

Telefone: 193

DER - Departamento de Estradas e Rodagem

Telefone: 118